29 dezembro 2006

Feliz Ano Novo

A Praça Central de Loriga deseja a todos os visitantes um 2007 repleto de realizações e conquistas.

27 dezembro 2006

Noite de Natal

Em Loriga na noite de Natal faz-se a consoada, vai-se á missa do galo e depois fica-se no adro em redor dos tocos a arderem em plena cavaqueira até altas horas da madrugada. Mas a tradição parece que já não é a mesma. De ano para ano as pessoas têm vindo a deixar de vir passar o Natal a Loriga, e este ano parecia mesmo que não estavamos na quadra Natalícia, não fosse a fogueira no adro e eu diria que era uma noite de um dia qual quer. Veja-se, como a foto demonstra, o adro depois da Missa do Galo.

23 dezembro 2006

O Presépio da Igreja de Loriga

Se há alguma coisa que em Loriga não pode falhar nesta quadra Natalicia, para muitos, é o presépio da igreja. É já uma tradição de longa data, a feitura deste presépio, e que atrai sempre muita gente (crentes e não crentes) à igreja para o ver. Está patente até ao dia 6 de Janeiro, por isso não deixe de o visitar, vai ver que val a pena.

21 dezembro 2006

G.N.R. de Loriga

Mais uma preocupante notícia para Loriga e toda esta zona serrana. O posto da G.N.R. de Loriga pode vir a ser encerrado brevemente, diz hoje o jornal Porta da Estrela. É para mim uma notícia incrível, pois denota que quem faz as leis está afastado da realidade. Convidava essas pessoas a virem visitar a enorme zona que esta brigada tem a seu cargo. Agora vejam, por exemplo : com o fecho do posto de Loriga se houver algum problema na Teixeira de Cima com o tempo que é gasto de Seia até lá, o que pode vir a acontecer? É uma zona já de si afastada dos grandes centros e com muitas carências. Com o maior afastamento da G.N.R. desta zona vai fazer com que as populações se sintam mais desprotegidas e a temerem pela sua segurança e dos seus bens, logo irão pela via mais facil ou seja a justiça pelas próprias mãos.

20 dezembro 2006

Assembleia de Freguesia

Hoje realiza-se a Assembeia de Freguesia, que para mim é a mais importante do ano, por causa do ponto nº 2 da ordem de trabalhos. É de esperar que haja novidades para o próximo ano, visto que além do saneamento e do parque infantil pouco se fez, e espero que seja já falado do Centro Cultural de Loriga. Espero, também, que haja mais gente a assistir, visto que chega a haver Assembleias só com 3 pessoas. Não esqueçam que é o futuro de Loriga que está em causa, participem!

18 dezembro 2006

Boas Festas

Feliz Natal a todos os que visitam este blog e não esqueçam de visitar Loriga e esta parte serrana nestas mini-férias. Vão vêr que não se arrependerão.

05 dezembro 2006

Iluminação de Natal

O Natal está à porta, e por todas as terras por onde passo nesta altura do ano têm as suas ruas todas enfeitadas e iluminadas, a chamar à atenção a época festiva que estamos a atravessar. Nesta altura parece que as pessoas e as ruas ganham um novo espírito, uma nova alma, as pessoas ficam mais alegres e esquecem todas as dificuldades do dia-a-dia. Em Loriga também se passa a mesma coisa,(dentro das possibilidades da Junta de Freguesia) só que com uma excepção: as ruas ficam iluminadas só na semana do Natal!! Por isso e por tudo o que disse anteriormente acho que devia ser antecipada a colocação das iluminações. E dou, também, uma ideia à Junta de Freguesia: porque não convidar o comércio a dar, dentro das suas possibilidades, uma pequena ajuda monetária para a melhoria das iluminações? Acho que seria benefício para todos e poderia também atrair gentes de outras paragens. Fica a minha opinião.

02 dezembro 2006

Homenagem a Pedro Vaz Leal

Foi feita hoje uma justa homenagem ao Sr. Pedro Vaz Leal (1900-1964) fundador da Metalurgica Vaz Leal. A cerimónia foi iniciada às 11 horas, com a inauguração da Av. Pedro Vaz Leal (que vai da Lorimalhas à praia fluvial), abrilhantada com a nossa Banda Filarmónica. Seguiu-se uma missa em memória do homenageado e terminou com um almoço de confraternização entre os familiares, antigos colaboradores e as autoridades locais. De referir que esta homenagem foi feita em conjunto dos familiares e a Junta de Freguesia.

01 dezembro 2006

20ª S. Silvestre

O Grupo Desportivo Loriguense(G.D.L.) irá levar a cabo dia 30 de Dezembro pelas 15.00 horas a tradicional prova de atletismo S. Silvestre. De notar que é já a 20ª prova que o G.D.L. organiza ininterruptamente (o que é obra nos tempos dificeis que correm) e por isso é já a mais antiga de todo o Distrito da Guarda. Desejo ao G.D.L. a maior sorte para a realização desta prova.

Os morcegos e o parque eólico da Alvoaça

Saiu ontem mais um número do jornal Porta da Estrela, e qual não é o meu espanto quando leio a notícia "Morcegos põem em causa parque eólico da Alvoaça". Depois de começar a ler o desenvolvimento da noticia, logo fiquei esclarecido quanto à materia que se seguiria: mais uma vez os ambientalistas. Ora eu agora pergunto: Então, se os mesmos senhores falam tanto que o país devia enveredar pelas energias renováveis, então porque põem tantos obstáculos? Só agora é que deram conta, depois de haver aerogeradores já instalados? E o dinheiro já gasto na obra,será que também não estão preocupados com isso? E o resto do dinheiro para onde irá? Ou será que estes senhores arranjaram o pretexto dos morcegos só para nada se fazer nesta zona serrana? Acho que, por estas e outras medidas, o interior está cada vez mais desertificado!